O turismo de negócios é um setor que cresce cada vez mais dentro da economia, então o mercado precisa aproveitar as oportunidades de negócio que esse ramo proporciona. Embora essa classificação seja recente, já é muito importante em diversas áreas.

 

Esse é um conceito relativamente novo, porque há pouco tempo não se considerava um turista a pessoa que viaja a negócio. Isso porque, segundo o dicionário, o termo turismo se refere a uma viagem principalmente com fins de entretenimento.

 

Mas a ideia de que a viagem a negócio também movimenta a economia local e que a pessoa pode realizar atividades paralelas nas horas vagas mudou essa percepção. Hoje em dia esse segmento é muito importante para alguns polos econômicos, por exemplo:

 

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Curitiba;
  • Porto Alegre;
  • Belo Horizonte.

 

Empresas de diversos setores podem promover uma viagem de negócio para seus funcionários. O objetivo final sempre será melhorar o desempenho dos processos, a atuação no mercado e os resultados de venda da instituição.

 

Entre os setores que aproveitam as oportunidades desse tipo de viagem, encontram-se as empresas fabricante de termopares, por exemplo.

O crescimento do turismo de negócios

Para entender o cenário atual do turismo de negócios é importante saber que essa área cresceu muito e se tornou promissor investir nessa categoria de mercado. Principalmente nas cidades com maior fluxo, o potencial econômico é atrativo. 

 

Embora as empresas tenham aumentado os gastos com passagens, hospedagem e alimentação para os funcionários, os estabelecimentos comerciais para onde essas pessoas viajam movimentam sua economia.

 

Então, o turismo de negócio é ótimo para incentivar empresas locais. Inclusive porque não são apenas grandes cidades que recebem essas pessoas, alguns eventos acontecem em regiões menores onde os pequenos comerciantes precisam desse fluxo financeiro.

 

Informações publicadas em fevereiro de 2020, no portal do próprio governo brasileiro referentes ao ministério do turismo, mostram os dados coletados pela a Agência de Viagens Corporativas (Abracorp). 

 

Esses números apontam que o turismo de negócios no Brasil encerrou o ano de 2019 com crescimento de 9,5%, em comparação ao ano anterior. 

 

Segundo esses dados, a arrecadação com a venda de produtos e serviços destinados a turistas para o ramo dos negócios chegou a R$ 11,3 bilhões. O mesmo setor registrou um montante de R$ 10,4 bilhões arrecadados em 2018. 

 

As áreas que tiveram um impacto positivo mais significativo foram os ramos de hotelaria e viagens aéreas. O aumento do ganho desses segmentos foi de 21,9% e 14%, respectivamente.

O que motiva uma viagem de negócio?

Uma viagem de negócios acontece por diversas razões, sempre visando melhorias para a empresa. O setor administrativo é responsável por fazer a gestão dessa instituição e busca constantemente aprimorar os resultados. 

 

Para obter esse intuito é preciso conhecer as tendências do mercado, tecnologias disponíveis, equipamentos, trocar experiências com outros empreendimentos, realizar cursos para se atualizar e se informar sempre sobre os hábitos do público, por exemplo.

 

A melhor forma para conseguir suprir essas necessidades é através de eventos organizados e direcionados aos nichos específicos de cada setor. É assim que esse segmento cresceu tanto no mercado, atraindo turistas de negócios. 

 

Principalmente, por meio de realizações empresariais que oferecem conhecimento, oportunidade de aumentar a experiência profissional, ampliar o networking (rede de conexões) e a chance de se relacionar com os clientes de forma mais próxima.

 

Com estudo, análise das necessidades reais da empresa, um plano de ação bem elaborado e boa organização, o evento alcança ótimos resultados. Essa organização inclui serviços de cenografia para eventos, por exemplo.

 

É interessante conhecer esses eventos para compreender como o turismo de negócio acontece e como ele impacta o comércio local.

Congresso

O congresso é o encontro de pessoas com interesses em comum, com o objetivo de abordar assuntos predefinidos. Dentro das pautas de um evento desse tipo as pessoas apresentam seus trabalhos, levam propostas e ideias. 

 

É importante ter ferramentas eficientes para expor esse tipo de informação para um grande público, recursos audiovisuais são excelentes neste caso. 

 

Lembrando que todos ali tem afinidade com os mesmos assuntos e precisam ter acesso aos dados que o outro transmitir para o encontro ser eficaz.

 

Uma empresa de montagem industrial em SP pode levar seus funcionários para um congresso sobre esse assunto em Curitiba, por exemplo. Esse tipo de encontro é produtivo e promove troca de experiência.

 

Realizar uma integração com participantes plurais de lugares diferentes, com costumes e métodos de trabalho distintos agrega muito, porque reúne pessoas com conhecimento diversificado sobre o mesmo assunto para ensinar umas às outras.

Palestra

A palestra é semelhante a uma aula expositiva, mas no ambiente empresarial é usada para atualizar o aprendizado dos funcionários. Além de trazer informações novas ou abordar assuntos pontuais sobre a empresa, o setor que ela atua e as oportunidades.

 

Uma palestra sobre a importância do curso Nr 20 agrega conhecimento para o funcionário e aumenta sua bagagem tornando-o mais capacitado, por exemplo. Esse tipo de evento é focado em treinar e educar o trabalhador, então é muito importante. 

 

Dessa forma, a empresa pode atualizar e reciclar as informações transmitidas aos funcionários. A principal vantagem da palestra é que pode ser realizada na própria instituição e recepcionar ali mesmo trabalhadores de outras filiais.

 

Quando um funcionário entra para o quadro de empregados de uma empresa deve aprender muitas normas e seguir elas para se manter de acordo com o regulamento interno e com a legislação.

 

Mas por ser uma quantidade de informação realmente grande, é comum esquecer ou até algum regulamento sofrer alteração com o passar do tempo. Então, é importante que a empresa ofereça eventos para reciclar o conhecimento dos funcionários.

Feira

A feira é a oportunidade de conhecer os clientes, interagir diretamente com eles, entender suas necessidades, entrar em contato com essas pessoas e saber quais são suas preferências. Essa é uma chance muito importante.

 

É assim que a empresa pode traçar um perfil ideal do seu público-alvo e direcionar seu conteúdo de forma correta. Saber para quem é o produto e o serviço oferecido permite adequá-los de acordo com a demanda dos consumidores.

 

A feira de negócios é um grande evento composto por várias empresas expondo os trabalhos em diversos estandes. Os visitantes circulam pelo local e podem conhecer em detalhes aquilo que cada instituição está apresentando.

 

O diferencial desse evento é que a pessoa consegue conversar diretamente com o representante daquele serviço. Esse contato permite esclarecer dúvidas e obter informações, uma comunicação assim estreita o vínculo entre o cliente e a marca.

 

Empresas de manutenção industrial podem participar desse tipo de feira expondo materiais, ferramentas e equipamentos que elas produzem. Nesse caso, quem vai visitar são proprietários e administradores de outras instituições que podem adquirir isso.

Workshop

Workshop é um seminário ou curso que, assim como a palestra, assemelha-se a uma aula. Mas possui características particulares, no caso a duração é mais curta e dinâmica. Além disso, caracteriza-se por sua aplicação prática e pode ser usado com serviços contábeis.

 

Durante um workshop o líder educador demonstra técnicas e habilidades, então os participantes executam e exercitam o aprendizado ainda durante o evento através de aplicativos, oficinas e laboratórios.

 

Quando um estabelecimento trabalha com finanças, transações comerciais, cálculos e softwares específicos, é interessante promover eventos para ensinar e treinar os funcionários. 

 

Então o workshop pode ser útil para um escritório de contabilidade em São Paulo desenvolver as habilidades dos trabalhadores. Além disso, realizar esse encontro em cidades diferentes vai adicionar mais valor pela troca de experiência entre as pessoas.

O perfil de quem faz viagem de negócio

É interessante observar que o perfil de quem faz uma viagem de negócio se modificou ao longo do tempo. Atualmente é comum vermos as bleisure trips. Com origem no inglês, o termo junta as palavras “business” (negócios) e “leisure” (lazer).

 

Ou seja, trata-se de uma viagem que reúne objetivos de negócios e lazer ao mesmo tempo. É importante observar essa tendência porque interfere diretamente nas ações do ramo de hotelaria e empresas aéreas.

 

Se as pessoas dedicam o momento de descanso entre os afazeres da empresa, os estabelecimentos responsáveis pelo turismo precisam dar atenção a isso e oferecer serviços personalizados para atender essa demanda.

 

É comum hoje em dia as empresas de terraplenagem em SP enviarem funcionários para o Rio de Janeiro a negócios e a pessoa aproveitar a praia após a reunião. Afinal, é seu momento de lazer. As companhias de turismo precisam se preparar para atendê-los.

 

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